Este método refere-se à transferência de embriões que foram congelados após a coleta e fertilização dos óvulos com os espermatozoides.
A transferência de embriões congelados consiste em uma das técnica de FIV: realizar-se a fecundação do óvulo com o espermatozoide no laboratório de embriologia; um processo in vitro que requer o cultivo em laboratório para permitir a observação do correto desenvolvimento dos embriões e congelamento dos mesmos em estágio de blastocisto, isso é no 5 dia de desenvolvimento do embrião. O congelamento é feito neste dia pois é nesse estágio que o embrião deve chegar ao útero para a implantação.
Outros dois motivos para o congelamento é que:
- acreditamos que o endométrio preparado com medicações fica mais receptivo ao embrião pois tem uma quantidade de hormônios mais parecida com a gestação espontânea (logo após o estímulo ovariano o corpo da mulher esta com muito hormônio pois produziu vários óvulos).
- Como a paciente fez uma ovodoação é necessário que os embriões fiquem congelados para aguardar a quarentena. A quarentena consiste no tempo de 3 meses após a punção ovariana que a doadora precisa repetir alguns exames, principalmente as sorologias. Isso ocorre par segurança das doadoras e receptora, para que não ocorra uma contaminação por doenças infecto contagiosas durante o tratamento.
Após a quarentena será feito o preparo do endométrio para a transferência embrionária. Para informações sobre essa etapa clique aqui
Em resumo as etapas do processo consistem em:
- Estimulação ovariana;
- Coleta de óvulos;
- Coleta de espermatozoides;
- Fertilização in vitro propriamente dita e desenvolvimento embrionário
- Preparo do endométrio
- Transferência embrionária.
Antes de realizar a transferência, é necessário avaliar junto ao médico especialista fatores que irão influenciar diretamente no resultado do procedimento.
A transferência embrionária é a etapa final e crucial do processo de Reprodução Assistida. O sucesso dessa fase do tratamento tem relação direta com as escolhas feitas, seguir todas as orientações do profissional médico quanto ao tempo, estado físico e condições ideais para o procedimento são imprescindíveis.